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11 de mai. de 2009

Aquisição

Unilever entra no mercado profissional
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Terceira maior fabricante de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, fechou a compra da empresa de produtos profissionais TIGI HairCare por US$ 411,5 milhões.

A gigante anglo-holandesa de bens de consumo Unilever, anunciou ontem (26/01), que assinou um acordo para adquirir a empresa de produtos profissionais TIGI e também a TIGI Advanced Hair Academy, braço de ensino e formação de profissionais cabeleireiros do grupo. O negócio foi fechado pela cifra de US$ 411,5 milhões pagos em dinheiro.

Em nota enviado à imprensa, Vindi Banga (foto), presidente da Unilever diz que a aquisição, deixa clara a determinação da empresa para gerenciar ativamente seu portfólio de acordo com suas prioridades estratégicas, incluindo um foco em higiene pessoal e cosméticos e em segmentos de crescimento mais elevado.

Dona de marcas como Seda (Sunsilk), Dove e Suave, a compra da TIGI marca a entrada da Unilever no mercado de cosméticos profissionais, onde as suas duas principais concorrentes globais, a francesa L´Oréal, com marcas como Kerástase, Redken e L´Oréal Profissionel e a norte-americana Procter & Gamble, com Wella e Clairol, desfrutam de larga experiência e posições de liderança consolidadas nos principais mercados do mundo.

"Nós já temos um posicionamento bastante forte em produtos de uso diário para os cabelos e, agregar marcas profissionais ao nosso portfólio, nos deixará ainda mais forte na categoria de produtos capilares. Poderemos utilizar toda a nossa especialização mundial em Pesquisa & Desenvolvimento para e oferecer oportunidades melhores para expandir geograficamente os negócios. A TIGI é forte em estilo e sua especialização em moda e beleza irá nos ajudar também a aumentar a grade de inovação para as nossas marcas da categoria de cabelo existentes", afirma Banga.

Mais do que oferecer produtos de posicionamento premium, com mais tecnologia e valor agregado maior em relação aos produtos capilares convencionais, o maior desafio da Unilever na nova empreitada deve ficar por conta da distribuição, já que os produtos da TIGI e de seus concorrentes, são vendidos exclusivamente em salões de cabeleireiros, canal que apresenta peculiaridades com as quais a Unilever, por não ter experiência neste segmento, pode ter dificuldades no início da operação.

Após a conclusão da transação, o que deve ocorrer no final de março deste ano, a TIGI irá operar como uma Unidade de Negócios Global independente, se reportando diretamente ao presidente da Unilever Americas, Michael Polk.

A TIGI Haircare opera em países como Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha e Austrália, possui cerca de 550 empregados e teve vendas em 2008 da ordem de US$ 250 milhões. A empresa é dona de marcas como Bed Head, Catwalk and S-Factor além da TIGI Advanced Hair Academy.

"Estamos empolgados de fazer parte da família Unilever. Nós sempre fomos apaixonados por pessoas, então poderemos continuar avançando no mercado por meio de produtos e educação, utilizando os recursos impressionantes da Unilever, e ao mesmo tempo envolver as pessoas que fizeram nosso sucesso: clientes e colaboradores, é muito gratificante. Estamos olhando junto para o nosso futuro", disse o diretor-executivo da TIGI, Bruno Mascolo, que dirige a empresa junto com seus irmãos Guy e Anthony Mascolo, desde a criação da empresa em 1986.

Os três também são responsáveis, junto com o outro irmão, Toni, pela criação da rede de salões Toni & Guy, que não foi envolvida na negociação.

Reflexos no Brasil
Embora seja uma das principais unidades da empresa no mundo, é pouco provável que a Unilever Brasil assuma a operação da TIGI no país, pelo menos no curto prazo. Hoje, a distribuição da TIGI no Brasil é feita pela Panamerica Cosméticos, que inclusive lançou em 2006 a unidade brasileira da TIGI Advanced Hair Academy, na cidade de São Paulo.

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