Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

11 de mai. de 2009

Varejo

Preparada para novos vôos
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Após se consolidar no mercado, a marca Phytoervas, da Nasha, aposta no verão e traz duas linhas próprias para a estação mais quente do ano.

Os últimos meses têm sido bastante agitados para a marca Phytoervas, da Nasha Cosméticos. Ela vem se preparando para o Verão de maneira muito especial, por meio de uma série de lançamentos em sua Linha de Cuidados com o Sol, desenhada para agradar os consumidores de maior poder aquisitivo. A Nasha garante que, hoje, os produtos estão posicionado para concorrer com os grandes players desse segmento, graças a uma série de aperfeiçoamentos específicos em termos de qualidade e de utilização de ativos amplamente eficazes no combate aos efeitos nocivos das radiações ultravioleta.

A nova linha conta com bloqueadores, protetores, gel e loção pós-sol, todos com textura suave e de fácil aplicação. Os lançamentos têm fórmulas enriquecidas com o ativo PhytoCell Safe, um complexo diferenciado, cujos ativos auxiliam na redução dos danos causados pela exposição solar excessiva e evitam o envelhecimento precoce da pele.

"O mercado de proteção solar vem crescendo vertiginosamente nos últimos seis anos, primcipalmente em funçao da conscientização das pessoas sobre os danos à pele relacionados com os processos de destruição da camada de ozônio e do aquecimento global", ressalta Cássia Giacometti (foto), gerente de marca da Phytoervas. "Por esse motivo, o consumo de protetores solares vem apontando crescimento tanto em volume quanto em termos de índice de FPS, cada vez mais altos", complementa.

Investir para aparecer
Sem dúvida, o mercado de produtos solares no Brasil continua muito promissor. Estima-se que a penetração da categoria ainda é de apenas 25% entre a população, em que pese o fato de o Brasil ser um país onde o sol brilha praticamente o ano todo. Isso porque esse não é um segmento em que qualquer empresa pode se aventurar.

"Existem poucas marcas nesse mercado. Alguns fatores, em especial, explicam essa baixa diversidade, tais como a qualidade e a eficácia dos produtos – que precisam ter na formulação filtros poderosos e importados – e os hábitos de consumo, que levam as pessoas a comprar esses itens somente quando confiam efetivamente na marca. Então, é muito mais difícil estar nesse mercado do que naquele dos demais itens de higiene e beleza", argumenta Cássia. Mas, segundo a executiva, a Phytoervas tem todos os requisitos necessários para pontear nele: "Temos uma marca confiável, uma linha de produtos com qualidade e efetividade absoluta, além de uma boa distribuição", relaciona.

Embora a Nasha não divulgue valores de investimentos, Cássia Giacometti assegura que, mesmo que a empresa e sua marca Phytoervas sejam bastante conhecidas, é necessária a manutenção de um investimento constante não só para lançar novos produtos, como também para sustentá-los na praça. E esse é um trabalho que exige paciência, uma vez que os resultados almejados só aparecem depois de três a cinco anos após os lançamentos.

Longo caminho até as gôndolas
E, como é praxe no mercado de cosméticos, o investimento no lançamento de um novo produto começa muito antes de ele chegar às prateleiras lojas. No caso da Linha de Cuidados com o Sol da Phytoervas, por exemplo, a empresa dedicou dois anos à pesquisa e ao desenvolvimento desenvolvimento dos novos itens, incluindo testes de segurança e registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre as ações constantes do protocolo da Nasha para a introdução de novos itens no mercado consta, também, a pesquisa junto aos consumidores – independentemente de qual seja a categoria trabalhada, a pesquisa é fundamental não só para detectar o que faz e o que não faz sentido na opinião dessas pessoas. Numa outra fase, avalia-se os dados quantitativos de todas as categorias em volume e valor de venda buscando dados no mercado.

"Daí para frente, após todo o mapeamento das informações, é necessário fazer um planejamento efetivo com a visão de expansão para as categorias que realmente têm potencial e interessam, não somente do ponto de vista financeiro, mas também do ponto de vista de crescimento para a marca". "Conceito aprovado, é hora de partir para o estudo das formulações dos produtos para garantir ao lançamento a qualidade Phytoervas que os consumidores tanto prezam e almejam. Com a Linha de Cuidados com o Sol, da Phytoervas, não foi diferente", emenda a executiva.

Trabalho no pdv
Para a Nasha, as farmácias representam, atualmente, o principal canal de venda para a categoria de seus filtros solares da marca Phytoervas. Mas isso não impede, absolutamente, que a empresa se dedique intensamente, também, ao desenvolvimento de atividades específicas para esses itens no espaço das perfumarias, notadamente naquelas localizadas em regiões nas quais os dados estatísticos apontam maior pontencial de vendas para a categoria.

Assim, para divulgar os lançamentos da Linha de Cuidados com o Sol, a companhia colocou demonstradoras nos principais varejistas: "Elas fornecem orientações aos consumidores, fazem demonstrações, distribuição de folhetos e sachês e, ainda, informam os clientes da perfumaria sobre a promoção que garante uma nécessaire grátis àqueles que compram todos os produtos da linha. Criamos, também, dois modelos de displays especiais para esses pdvs, a fim de destacar a família de Phytoervas Solar nos principais estabelecimentos", explica Cássia. Além disso tudo, a Nasha investiu numa campanha de comunicação em todo território nacional, exclusivamente voltada para a mídia impressa, iniciada em outubro.

Todos esses esforços têm um objetivo muito claro, que é o de perpetuar a visibilidade da marca Phytoervas ao longo dos próximos anos, "descolando" um pouco essa imagem do segmento que a tornou conhecida, a fim de que ela alce novos vôos de mercado: "Queremos que a Phytoervas deixe de ser reconhecida apenas como uma marca para cuidados dos cabelos, para ser uma marca de produtos de higiene e beleza, participando de outras categorias na qual poderá oferecer a mesma qualidade e confiança aos seus consumidores", explica Cássia Giacometti. E, pelo visto, esse trabalho já está a todo o vapor.

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Phyto-retrospectiva: 
Fundada em 1986, em um momento em que o consumidor brasileiro tinha como referência de qualidade máxima apenas os produtos de beleza importados, a marca Phytoervas – então de propriedade da empresária Cristiana Arcangeli – surpreendeu o mercado com uma idéia inovadora: buscou na natureza de seu País de origem, o Brasil, princípios ativos para formular produtos com alto desempenho para os cabelos. Pioneiramente, mostrou, também, a importância das formulações de shampoos e condicionadores livres de sal para o cuidado dos cabelos, o que, até hoje, continua sendo um fator importante e decisivo na hora da compra. Doze anos depois, em 1998, Cristiana vendeu a marca para a Bristol & Meyers e, em 2000, ela foi absorvida pela Procter & Gamble, para, em 2002, ser adquirida pela Nasha Cosméticos.

Matéria publicada na edição No. 05 da revista Cosmética Varejo. Para ler a edição digital da revista, clique aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

gostaria de saber sobre um poduto da flazz profissional

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